Com este título, Éder Jofre – tricampeão mundial dos pesos pena e galo –,é o único brasileiro a figurar no Hall da Fama do boxe dos EUA, aos 85 anos. Ele fez questão de estar presente na cerimônia em Los Angeles, acompanhado dos filhos

 

Aos 85 anos, o ex-boxeador Éder Jofre – tricampeão mundial dos pesos pena e galo –, foi homenageado neste domingo em Los Angeles, em cerimônia que aconteceu em um hotel de Hollywood, entrando para o Hall da Fama do Boxe dos EUA.  

Ao lado dos filhos, Marcel e Andrea, Éder pousou para as fotos, consolidando o seu pioneirismo no boxe, alvo da imprensa americana, que reconheceu o seu potencial de grande lutador nos anos sessenta.

Com este título, o tricampeão mundial é o único brasileiro a figurar nos dois lugares "sagrados" da modalidade, pois já fazia parte de um outro Hall da Fama relevante nos EUA, no estado de Nova York, desde 1992.

Debilitado fisicamente e acometido pela encefalopatia traumática crônica –doença neurológica provocada por impacto na cabeça – , Éder quis fazer a viagem aos EUA. 

Fez questão de ir receber seu prêmio e as homenagens pessoalmente, então os filhos consultaram o médico que o acompanha e acharam que valia a pena.

“É um motivo de orgulho para toda a família e um reconhecimento para o meu pai, já nessa idade avançada. Ele gosta de ter contato com as pessoas do boxe e ser reverenciado, aí aceitamos vir”, disse Marcel Jofre, filho mais velho do ex-boxeador.

 Além de Éder, outros nomes importantes da história do boxe foram imortalizados na cerimônia, como Oscar De La Hoya e o japonês Fighting Harada - esse, por sinal, rival de Éder nos anos 1960.


Walther Alvarenga

 

 

 

 

Post a Comment