Márcia Cristina Gusmão Scartezini realiza viagens, transportando turistas de todo o mundo. Motorista de ônibus da “Disney”, fala do trabalho no mundo da magia

 

“As pessoas gritam e aplaudem quando veem o Castelo da Cinderela. Olhares fascinados diante da imagem incrível quando nos aproximamos do ‘Magic Kingdom!’ A mágica começa dentro do meu ônibus!”, relata com entusiasmo à brasileira Márcia Cristina Gusmão Scartezini, que trabalha como motorista de ônibus na “Disney”. Segundo ela, “transporto o sonho milhares de visitantes, de várias partes do mundo, e compartilho com todos eles esse momento esplendoroso!”, relata.

Um trabalho incansável dirigindo ônibus da “Disney”, às vezes iniciando a jornada às 5h30 da manhã, realizando cerca de 12 viagens diárias, transportando hóspedes de hotéis da “Disney”, até o “Magic Kingdom”, obedecendo o itinerário designado pelos supervisores do parque. “As pessoas que não estejam hospedadas nos hotéis da ‘Disney’ também podem andar nos ônibus. O transporte está disponível a todos os visitantes”, informa Márcia.   

Há três anos, a brasileira segue a sua rotina como motorista da “Disney”, marcando o cartão de pontos pela manhã, em seguida recebendo das mãos do seu supervisor o roteiro de viagens que terá de cumprir – transporta de 72 a 100 passageiros por viagem. “Os horários de trabalho podem ser alterados. Dependendo do dia e da escala, posso trabalhar mais tarde, ou no horário que os meus supervisores determinarem. Nem sempre inicio a minha jornada às cinco da manhã”.

Mas, independente de escalas e horários, Márcia é grata pela oportunidade de integrar o quadro de funcionários da gigante do entretenimento, e faz questão de externar isso. “Adoro o meu trabalho, é um privilégio ser funcionária da ‘Disney’, algo que jamais imaginara, embora desde menina tivesse uma paixão incontrolável pela ‘Disney’, sonhava poder estar aqui um dia”, diz.  

Indagada sobre o seu contato com os turistas brasileiros no dia a dia, Márcia conta que é sempre uma festa, mas deixando evidente que há os inconvenientes. “As pessoas quando sabem que sou brasileira fazem festa, tiram fotos comigo. Não apenas os brasileiros, mas pessoas do mundo inteiro que chegam aqui com o sonho de conhecer a ‘Disney’. Agora, têm pessoas inconvenientes, que torcem o nariz pelo fato de eu ser mulher e estar dirigindo um ônibus. E quando falo que sou do Brasil, muitas gostam e outras não.”

Quanto aos acontecimentos inusitados durante as viagens, Márcia se lembra de um episódio envolvendo o cachorro de uma senhora cadeirante, que deu trabalho. O animal escapou domínio de sua dona e foi direto para o banco do motorista. “Eu estava dirigindo quando o cachorro colocou as patas em cima das minhas pernas, eu não sabia o que fazer. O animal queria subir no meu colo a qualquer custo, foi uma loucura”, sorri.

“Teve também o caso de um rapaz que surtou dentro do ônibus. Ele queria que eu parasse o ônibus de qualquer forma, mas eu não poderia fazer aquilo porque tenho metas a cumprir. Olha, foi um sufoco, mas conseguimos acalmá-lo e seguir viagem. São os ossos do ofício, e às vezes é preciso exercitar a calma, muita calma.”

Oração antes das viagens

Diariamente, durante dez minutos para a inspeção do ônibus antes de iniciar viagem, “faço minhas orações”. Revela Márcia que são instantes de compenetração com Deus, pedindo proteção às pessoas que serão transportadas naquele dia. “Peço a Deus proteção para cada passageiro que entrar no meu ônibus, pois é uma grande responsabilidade transportar vidas. Eu transporto vidas e estou sempre em oração. Quando coloco o uniforme e vou para o trabalho, sei das minhas responsabilidades com os passageiros. Não posso falhar”, fala com sensibilidade.

“Tenho o máximo de cuidado com os idosos e com as crianças que transporto, principalmente crianças com comorbidades. Dou atenção especial a esses passageiros, e já recebi elogios de familiares pelo meu comportamento. Faço o meu trabalho com muito respeito, sem acepção de pessoas, mas idosos e crianças são especiais.”

Perguntada sobre a decisão de ser motorista do complexo “Disney”, Márcia – natural de Brasília (DF) –, há 23 anos residindo em Orlando, disse que trabalhou no setor de Segurança do “Aeroporto Internacional de Orlando”, para empresa privada. “O esposo de minha amiga de trabalho, no aeroporto, era funcionário da ‘Disney’. E quando eu soube, falei de minha vontade de trabalhar nos parques da ‘Disney”, e ele me incentivou. Preenchi uma ficha de emprego na ‘Disney’, oferecendo o meu trabalho no setor de segurança, mas não me chamaram. E ao preencher uma proposta para trabalhar como motorista, eles me chamaram em seguida. Fiz os testes e fui aprovada”, comemora.

Castigo pela mentira

Ainda criança, aos 13 anos, lembra Márcia de quando pegou as fotos do pai, que tinha visitado a “Disney”, e mentiu para as coleguinhas de escola dizendo que tinha passado as férias em Orlando, na “Disney”. “Eu desfilava pela sala de aula com as fotos do meu pai, mostrando para as minhas amigas, falando de minha viagem. Quando o meu pai soube da história, me deu uma surra. Eu fiquei de castigo pela mentira”, sorri com saudosismo.

“Mas hoje vivo essa magia, essa realidade. Sou funcionária da “Disney”, o que para mim e motivo de muito orgulho. Experimento essa mágica todos os dias quando faço o meu trabalho como motorista, transportando pessoas. Vejo a emoção dos passageiros – olhos lacrimejados, expressão de espanto e abraços. Assim que todos ficam quando chegam à ‘Disney’. Tem uma frase célebre do Walt Disney: ‘Sonho se transforma em realidade’. A minha frase favorita”, se emociona.

Entre as tantas personagens mundialmente famosas, criadas pelos “Estúdios Disney”, Márcia aponta a sua paixão pela carismática Minnie Mouse. “Já fiz fotos com a Minnie, abracei a Minnie e já chorei com a personagem. Ela e uma gracinha e integra esse mundo mágico do Walt Disney. Faz parte da minha infância, e hoje a vejo quase todos os dias, encantando adultos e crianças, no ‘Magic Kingdom.”  

Com a aproximação do Natal, Márcia, inclusive, fala das mudanças na decoração da “Disney”, que encantam os visitantes – tudo começa a partir deste mês de novembro. “Um momento maravilhoso, com luzes e beleza que a ‘Disney’ nos proporciona. Os hotéis da ‘Disney’ também ficam decorados, com a ‘Parada de Natal’ que fascina. O Mickey e a Minnie se vestem com roupas de Natal para esse acontecimento incrível! Todos precisam ver!”, finaliza. 

Walther Alvarenga 

Post a Comment