Homens e mulheres nus correm pela câmara de gás com brincadeiras
Um grupo de homens e mulheres nus debocha do Holocausto

A Polônia está no centro de uma polêmica com Israel devido ao vídeo filmado numa câmara de gás de um antigo campo de extermínio nazista. O vídeo mostra um grupo de homens e mulheres nus, dentro de uma câmara de gás, local onde foram assassinados milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Israel pressiona: quer saber quem autorizou vídeo.
O cenário do vídeo foi no Stutthof, junto a Gdansk, o primeiro campo de concentração construído fora da Alemanha pelo regime nazista, em 1939.

As organizações signatárias do protesto denunciam a banalização do Holocausto e o insulto às vítimas e querem saber como foi possível autorizar a filmagem. 

Organizações judaicas representando sobreviventes do Holocausto exigiram explicações pelo vídeo, filmado pelo artista plástico polaco Artur Zmijewski.

Vídeo foi gravado no primeiro campo de concentração fora da Alemanha
O polêmico vídeo foi exibido no museu de Arte Contemporânea de Cracóvia como parte da exposição ‘Polónia-Israel-Alemanha’. Isso irritou familiares dos sobreviventes do Holocausto.

Atualmente, o vídeo já não está disponível no site do museu. Efraim Zurof, diretor do Centro Simon Wiesenthal, em Israel, explicou que o protesto junto do governo polaco é devido à necessidade de "averiguar qual o campo de concentração em que foi gravado", algo que só agora se apurou.


Walther Alvarenga

Post a Comment