Caça americano sobrevoando península inimiga

Trump acusa inércia chinesa e diz que paciência tem limites.

Clima fica tenso e a paciência de Donald Trump se esgota, alega a Casa Branca, justificando os bombardeios estratégicos de caças dos EUA ao sobrevoar hoje a península coreana. Essa a resposta ao líder Kim Jong-um ao lançar míssil intercontinental que caiu no mar do Japão.

E essa não é a primeira vez que o Pentágono decide deslocar esses aviões, que ficam estacionados em sua base aérea de Andersen, na ilha de Guam, como uma demonstração de força militar. Isso foi feito no final de maio e no último dia 4 de julho, depois que Pyongyang ter lançado um míssil intercontinental.

Trump adverte a China por meio do Twiter, que se consolidou nos últimos dias como a plataforma utilizada pelo presidente dos EUA para divulgar seus pronunciamentos mais importantes, desde a proibição de transexuais no Exército até a demissão de seu chefe de Gabinete.

Decepcionado com a China Trump chama líderes de estúpidos 

“Estou muito decepcionado com a China. Nossos estúpidos dirigentes do passado lhes permitiram ganhar centenas de bilhões de dólares por ano no comércio, mas eles não fazem nada ao nosso favor com a Coreia do Norte a não ser discursos”, escreveu o republicano no Twitter. “Não iremos permitir que isso continue assim. A China poderia resolver este problema com facilidade”, acrescentou.

Para os EUA, a China deveria fazer pressões maiores sobre a Coreia do Norte para que este país desative o seu programa atômico. Washington restringiu as viagens de norte-coreanos para Coreia do Norte e tenta costurar o consenso necessário na ONU para impor novas sanções ao país asiático.

Walther Alvarenga

Post a Comment