Moradores de Barcelona protestam contra o turistas

Um sentimento anti-turista toma conta da cidade

Uma onda de ataques verbais a turista que chega a Barcelona, na Espanha, cresce surpreendentemente. Fica caracterizado que os moradores não querem estrangeiros perambulando pelas ruas. Parece incoerente, mas é o que vem acontecendo, segundo reportagem veiculada nesta quarta-feira no jornal britânico “Indepedent”.

Então suponha que você esteja caminhando tranquilamente pelas ruas de Barcelona, curtindo férias, e ao virar uma esquina tropeça em um pedaço de graffiti que diz: "Turista você é o terrorista". Isso vem sendo considerado "turismo-fobia". 

A situação constrangedora está incomodando os visitantes, que temem pelo pior. Os cartazes espalhados em pontos estratégicos de Barcelona estampam as seguintes frases: "Todos os turistas são bastardos".

Cartazes ofensivos contra turistas causa constrangimentos

Alguns passos mais adiante: "Pare de destruir nossas vidas!"
E depois disso: "Por que chamá-lo de temporada turística se não podemos matá-los?"

O crescente número de turistas que chega a Barcelona cria enorme superlotação - a cidade foi esticada até o ponto de ruptura. Barcelona é a 20ª cidade mais visitada do mundo, e continua a obter o número recorde de visitantes por ano, passando de 27 milhões de turistas em 2012 para mais de 34 milhões em 2016. Esse é um aumento de mais de 25% em quatro anos.

Os moradores locais perceberam o turismo como o maior problema de acordo com uma pesquisa recente do governo - mesmo acima do desemprego e das condições de trabalho. Mais da metade da população acha que a cidade está em plena capacidade e que não devem ser feitos esforços para atrair mais turistas. 

Em muros frases ofensivas contra os visitantes na cidade

No entanto, atacar visitantes não é a solução em uma cidade onde o turismo representa a principal fonte de renda. Na verdade, 86,7% dos habitantes locais veem o turismo como algo positivo, mas muitos pensam que precisa ser regulado. Tal como o governo local, que reconheceu a situação e tomou medidas para tentar contê-la. 

Walther Alvarenga


Post a Comment