Sebastião Navarro esteve em Mount Vernon e enalteceu os brasileiros
Navarro deixou um legado de extrema importância e a ele o muito obrigado!

É com profundo pesar que informo aos brasileiros no exterior – em vários países – a morte do estimado e grande político, chefe de família, Sebastião Navarro Vieira. Ex- Prefeito de Poços de Caldas, Navarro deixou um legado soberano, pelos seus feitos e benefícios à população de Poços e cidades de Minas Gerais.

No âmbito Imigração, Navarro prestou relevantes serviços aos cidadãos do mundo, indo visitar a cidade de Mount Vernon, em Nova York, o maior reduto de poços-caldenses nos EUA, ocasião em que conversou pessoalmente com o então Prefeito de Mount Vernon, Ernest Davis.

Em seu pedido ao prefeito americano, Navarro recomendou que olhasse com carinho especial os poços-caldenses e mineiros que residiam em Mount Vernon. Falou do empenho de cada brasileiro nos EUA – enfatizando o respeito de cada um deles pelo país.

Falo com muito orgulho que eu estive nesse encontro, em Mount Vernon, e que pude acompanhar o Navarro em suas visitas aos poços-caldenses, num gesto de grandeza e comprometimento. Navarro foi recebido com orgulho pelos mineiros que lá estavam.

A sua visita à Mount Vernon teve um propósito de extrema importância: deixou evidente às autoridades daquela cidade que os poços-caldenses que lá residiam e trabalhavam tinham uma referência, não eram meros aventureiros.

Navarro deixa um legado de grandes feitos à Poços de Caldas
E a partir do encontro do Prefeito Sebastião Navarro com o Prefeito Ernest Davis, a ordem às autoridades da cidade americana – determinada em comunicado oficial expedido por Ernest Davis -, era para que a polícia tivesse um cuidado especial com todo cidadão poços-caldense.

Em 2005 foi assinado no Plenário da Câmara Municipal de Poços de Caldas o tratado de cidades co-irmãs – entre Poços de Caldas e Mount Vernon -, assinado por Sebastião Navarro e por Ernest Davis – que esteve em Poços com seu staff - , selando um acordo de fidelidade entre ambas as cidades.

E durante a viagem que fiz com Sebastião Navarro nos EUA, particularmente conversei com ele, nos EUA, sobre a necessidade de uma sala para a ONG BAE (Organização Não Governamental de Apoio ao Emigrante), que havia sido fundada para auxiliar as famílias dos emigrantes na região.

Navarro ouviu atento e quando chegou ao Brasil, imediatamente providenciou uma sala para a ONG, no então Psiu – hoje UAI -, e lá pude realizar importantes trabalhos de ajuda aos emigrantes. A ONG BAE, inclusive, foi reconhecida com unanimidade pela Câmara Municipal de Poços de Caldas, como Utilidade Pública, termo assinado por Sebastião Navarro.

O meu muito obrigado ao Navarro por tudo o que fez pelos emigrantes. Ele partiu na manhã deste sábado, foi para Deus, com a mais absoluta certeza de que realizou missão humanitária inquestionável, que beneficiou – e continua beneficiando  - famílias em Poços e região. Condolências à família Navarro.


Walther Alvarenga

Post a Comment