Prédio de sete andares é uma ameaça aos moradores
Segundo autoridades locais construção não oferece segurança aos moradores

As autoridades municipais de Lima, no Peru, anunciaram nesta segunda-feira a demolição de um edifício de sete andares de apenas 1,20 metro de largura, construído sem autorização em uma avenida central da capital peruana.

A propriedade não cumpre as normas de segurança técnicas necessárias do país sul-americano, nas palavras de John Ortiz, porta-voz do órgão competente. “Entendemos que será um processo muito rápido com prazos muito curtos”, acrescentou. O pedido será feito através do Judiciário e a ordem já foi notificada aos proprietários.

O interior do edifício conta com “escadas estreitas, algumas delas sem terminar e portas de ferro com acesso a quartos que servem como armazéns”. Uma imagem datada de 2015 já mostrava o avanço da construção que possuía três andares dos sete que alberga hoje, segundo afirma Katia Cruz, repórter do Canal N.

A construção não cumpre as normas de segurança
A construção quebra a norma pelo qual o número de andares de um edifício deve estar associado às condições de segurança e terreno existentes. Vários meios locais se concentraram no perigo adicional de uma obra localizada em uma área cheia de galerias comerciais e com contínuo trânsito de pedestres.

A área em que se encontra o edifício, de pouco mais de um metro de largura, gerou alarme entre os especialistas em um país que está no chamado Anel de Fogo do Pacífico, onde acontece 80% da atividade sísmica global.


Desde janeiro passado um total de 265 terremotos varreram o país sul-americano de norte a sul. Em setembro aconteceram 39 – o mês com mais tremores –, e dois deles atingiram uma intensidade de 5,3.

Walther Alvarenga

Post a Comment