Donald Trump diz que não irá poupar a Coreia do Norte
Presidente também faz duras críticas a Venezuela, Irã e Cuba.

Em seu discurso inflamado nesta terça-feira no Plenário das Nações Unidas ONU), em Nova York, o Presidente Donald Trump disse que os EUA podem ser obrigados a "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso Pyongyang não aceite terminar o programa nuclear.

"Os Estados Unidos têm grande força e paciência, mas se formos obrigados a defender os nossos aliados, não teremos escolha senão destruir totalmente a Coreia do Norte", disse Trump na conferência das Nações Unidas.  

"O Rocket Man (homem foguete, em português) está numa missão suicida para si e para o seu regime", continuou o presidente dos Estados Unidos, referindo-se ao líder norte-coreano Kim Jong-Un.

 "Está na altura de a Coreia do Norte perceber que a desnuclearização é o único futuro aceitável", continuou Trump, aproveitando o momento para "agradecer à China e à Rússia por se terem juntado aos votos para impor sanções" à Coreia do Norte.

Na Assembleia Geral das Nações Unidas, Donald Trump, que está na Casa Branca há oito meses, voltou a pedir que os vários países trabalhem em conjunto para isolar o regime de Kim Jong-Un, até a Coreia do Norte abandonar o comportamento "hostil".

Embaixador norte-coreano deixa plenário antes da chegada de Trump
Presente na assembleia estava um diplomata norte-coreano, que assistiu na fila da frente ao discurso do presidente dos Estados Unidos. O embaixador norte-coreano na ONU, Ja Song Nam, abandonou o recinto antes da chegada de Donald Trump.

Venezuela - Trump disse ainda que os Estados Unidos não podem "ficar parado" enquanto a Venezuela entra em colapso, uma situação que o presidente descreveu como "completamente inaceitável".

"A ditadura socialista de Nicolás Maduro provocou grande dor e sofrimento" na Venezuela, continuou, num discurso de 41 minutos.

"Como um vizinho responsável e amigo, nós, como todos os outros, temos um objetivo. Esse objetivo é ajudá-los a recuperar a liberdade, recuperarem o país e restaurarem a sua democracia", disse Donald.

Cuba - Por outro lado, Trump classificou o regime cubano de "corrupto" e desestabilizador e reiterou que os Estados Unidos não levantarão o embargo sobre Cuba "até que o Governo de Havana faça as reformas necessárias".

Irã - "Está na altura das nações do mundo confrontarem outro regime inconsequente", disse Trump durante o discurso, referindo-se ao Irã. "O regime iraniano mascara uma ditadura por trás de um disfarce de democracia". O presidente acusou o Irã de exportar "violência, derramamento de sangue e caos" e de ser responsável pela desestabilização de vários regiões e de promover homicídios em massa e o terrorismo.


Walther Alvarenga

Post a Comment