Funcionários da Embaixada americana adoeceram misteriosamente em Cuba
Diplomatas e familiares alvos de surdez, tontura e náusea para trauma cerebral
O que está ocorrendo com os diplomatas americanos em Cuba? Os EUA pediram a todos os seus funcionários que saiam de Cuba e alertaram seus cidadãos para não viajarem para a ilha, depois de uma série de ataques misteriosos que deixaram diplomatas e familiares doentes.
Pelo menos 21 funcionários da Embaixada e membros da família relataram uma série de problemas de saúde, incluindo surdez, tonturas e náuseas para trauma cerebral leve. 
Os sintomas dos funcionários da Embaixada dos EUA prejudicados incluíram "perda auditiva, tonturas, zumbido, problemas de equilíbrio, queixas visuais, dor de cabeça, fadiga, problemas cognitivos e dificuldade em dormir". 
Relatórios anteriores disseram que Washington fez a ordem depois que os diplomatas foram alvo de ataques sônicos, que usam armas sônicas e ultra-sônicas para ferir ou matar um oponente. 
Os cidadãos foram alertados a não viajar para Havana pois alguns dos ataques ocorreram em hotéis onde americanos ficaram hospedados, segundo um alto funcionário do Departamento de Estado. 
Embaixada americana em Cuba está fechada e emissão de vistos suspensa
Autoridades americanas disseram que a embaixada dos EUA perderá cerca de 60 por cento de seus funcionários e deixará de processar vistos por tempo indeterminado. 
Um funcionário do Departamento de Estados dos EUA disse: "Até que o governo de Cuba possa garantir a segurança de nossos cidadãos, seremos reduzidos ao pessoal de emergência, de modo a minimizar o número de funcionários do governo dos EUA em risco de exposição”, alertou. 
O governo cubano negou qualquer papel e está investigando o incidente. Apesar de uma investigação do FBI, das autoridades cubanas e da Real Polícia Montada do Canadá, ainda não se conseguiu determinar a causa dos ataques. 
Secretário de Estado, Rex Tillerson, cobra posicionamento de Cuba 
Embora Washington não tenha criticado diretamente as autoridades cubanas, o secretário de Estado, Rex Tillerson, lembrou ao ministro cubano de Relações Exteriores, Bruno Rodriguez, que era obrigação de Cuba proteger os diplomatas e suas famílias, durante reunião em Washington nesta terça-feira.
Denis Bedat, especialista em bio-eletromagnetismo, no início desta semana, o pessoal em Havana poderia ter sido alvo de ondas de áudio, o que os deixou com problemas auditivos crônicos. 

Walther Alvarenga

Post a Comment