Avião que será usado por Donald Trump para fuga em ataque nuclear
Aeronave E-4B também conhecida como Nightwatch ou “guarda-noturno”

Com o presidente Donald Trump em conflito com a Coreia do Norte e a ameaça iminente de um ataque nuclear, as forças armadas americanas tem uma carta na manga: caso sejam deflagrados ataques nucleares, estaria a disposição do Presidente Donald Trump o avião E-4B, também conhecido como Nightwatch, ou “guarda-noturno”.
Esta aeronave será usada para transportar de forma segura o presidente, o secretário de Defesa e os chefes de estado-maior dos Estados Unidos.
Construídos pela Boeing em 1980, custando 223 milhões de dólares por unidade, os quatro E-4B são baseados no avião de passageiros 747-200, mas foram bastante modificados para poder ser usado para operações militares.
Cada uma destas aeronaves pode ficar no ar durante 12 horas  - embora possa ser reabastecido no ar, aí ficando quase indefinidamente -, a uma altitude de 30 mil pés (9000 metros), com uma tripulação de 112 operativos.
Grande parte das modificações incide nos equipamentos de comunicações, que permitem ao presidente e aos chefes de estado-maior manterem-se em contato permanente com as forças armadas, especialmente com o comando responsável pelas armas nucleares.
O avião também está protegido contra um pulso eletromagnético, uma consequência natural de uma explosão nuclear. Se forem utilizados, os “guardas-noturnos” E-4B vão levantar voo da base de Omaha.

Walther Alvarenga

Post a Comment