Moradores abandonam casas temendo o vulcão em Bali
População da ilha abandonam casas temendo o Monte Agung
Este é um momento de tensão para os moradores da ilha de Bali, na Indonésia, que fogem assustados, pois o Monte Agung, que entrou em erupção - em 1963 - matando mais de 1.000 pessoas, volta a preocupar as autoridades locais.
Os moradores da ilha de Bali estão abandonando suas casas, em meio ao clima de medo, pois o vulcão Agung está prestes a explodir, avisam as autoridades.
Mais de 75 mil pessoas foram forçadas a fugir da zona de perigo, já que o vulcão ameaça jogar suas lavas a qualquer momento.
O vulcão de Bali pode entrar em erupção a qualquer momento 
O vulcão de Bali ao entrar em erupção em 1963, matou mais de 1.000 pessoas. A tragédia aconteceu em 18 de fevereiro de 1963, ocasião em que os moradores começaram a ouvir explosões do Monte Agung e, logo em seguida, surgindo um fluxo de fumaça proveniente da cratera.
Uma semana depois, no dia 24 de fevereiro, a lava começou a fluir do vulcão - percorrendo sete quilômetros, durante 20 dias.
No mês seguinte, em 17 de março, o vulcão explodiu e a lava e os detritos, até 10 quilômetros, devastaram as aldeias próximas e mataram 1500 pessoas.
Mais 400 pessoas morreriam nos meses seguintes devido ao lama vulcânica conhecida como lahars fria e outra erupção.
Em 1963 a lava do vulcão percorreu mais de sete quilômetros
Especialistas advertem que tem aumentado à atividade sísmica em torno do vulcão, e uma fumaça foi vista subindo da cratera nos últimos dias. De acordo com o EMSC, uma organização científica independente que fornece avisos de terremotos em tempo real, houve um terremoto de magnitude 4,2 no início desta quarta-feira.
Dados recentes mostram que o Monte Agung experimentou 844 terremotos vulcânicos na segunda-feira e entre 300 e 400 terremotos no meio-dia da terça-feira.
Fumaça é o indício de que o Mount Agung poderá entrar em colapso
As autoridades indonésias estão se preparando para desviar voos para 10 aeroportos em todo o país, caso o vulcão na ilha de Bali entre em erupção e ameace as viagens.
O status do Mount Agung foi elevado ao nível mais alto na semana passada e as autoridades impuseram uma zona de exclusão de 12 km ao redor. Um terremoto de magnitude 4,3 sacudiu a área na quarta-feira, indicando que a atividade sísmica continua alta, disseram autoridades.
Walther Alvarenga


Post a Comment