Dia de luta pelos direitos do povo da Catalunha
Independentistas apelam Ă  greve geral nesta segunda na Espanha

As filas para votar no referendo independentista catalão começaram antes das 5horas (horårio local). A repressão policial por volta das 9horas, quando os colégios eleitorais deviam abrir para a consulta popular convocada pela Generalitat, mas que o governo espanhol, apoiado pela justiça, declarou ilegal.

A festa só chegou à noite, com a declaração de Carles Puigdemont de que os catalães "ganharam o direito a ser um Estado independente" e a "viver em liberdade".

O presidente da Generalitat anunciou que vai entregar nos prĂłximos dias os resultados do referendo ao Parlamento para que este atue como previsto na lei e declare a independĂȘncia. O sim ganhou com 90% dos votos (2 020 144), tendo 7,8% escolhido o nĂŁo Ă  separação de Espanha, segundo dados oficiais.

Povo catalĂŁo quer a independĂȘncia e grita palavras de ordem
A Praça da Catalunha foi o palco escolhido para a festa, mas face Ă s imagens de violĂȘncia que geraram condenação internacional - "este jĂĄ nĂŁo Ă© um assunto interno, Ă© um assunto europeu" -, a noite nĂŁo começou com grande celebração.

As faixas coloridas que no palco diziam "olĂĄ mundo" e "olĂĄ Europa" foram substituĂ­das por faixas negras. Quando Puigdemont falou, rodeado pelo seu governo a partir da Generalitat, vinha de luto.

Domingo tenso no confronto entra a polĂ­cia e manifestantes
 "O governo espanhol escreveu uma pĂĄgina vergonhosa na sua relação com a Catalunha", alegou, acrescentando que "infelizmente nĂŁo Ă© a primeira vez". No final do discurso, soaram foguetes na praça e cantou-se Els Segadors, hino informal catalĂŁo.

HaverĂĄ greve geral nesta segunda na Espanha. Independentistas apelam Ă  greve, apĂłs um domingo de votação marcado por  filas e pela repressĂŁo policial

Momento de desespero para quem nĂŁo conseguiu votar
Foi um domingo tenso na Espanha, com a força brutal da polĂ­cia contra os cidadĂŁos que foram Ă s urnas votar em favor do referendo de independĂȘncia Catalunha. A votação, a conta-gotas, sĂł acelerou depois das 10 horas.

Povo catalĂŁo comemora vitĂłria de 90% nas urnas
Pessoas ficaram feridas e polĂ­cia agiu com truculĂȘncia. Foi anunciada a vitĂłria da Catalunha na votação do referendo, mas a pergunta que se faz Ă© a seguinte: E agora? Como serĂĄ a Espanha dividida?


Walther Alvarenga

Post a Comment