O acervo da série Harry Potter está a disposição dos visitantes
British Library, a maior do Reino Unido, apresenta rico acervo do filme.

Vassouras voadoras, unicórnios e dragões misturados com apontamentos de J.K. Rowling, na British Library, em Londres, vem fazendo sucesso, atraindo os fãs do bruxinho Harry Potter.

Ao longo dos próximos quatro meses, a British Library - a biblioteca nacional do Reino Unido, uma das maiores do mundo - tem uma exposição dedicada ao mágico Harry Potter e à história da bruxaria e da magia.

A exposição mostra livros raros e efeitos de magia
A British Library, curiosamente, fica a dois passos da estação de King"s Cross, outra das grandes atrações dos fãs de Potter (nos livros e nos filmes da série, os alunos da Escola de Bruxaria e Magia apanham o Expresso de Hogwarts na "Plataforma 9 3/4" desta estação).

A mostra, intitulada Harry Potter: A History of Magic, coincide com o 20.º aniversário da publicação do primeiro livro da série. Em Portugal, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado com dois anos de atraso, em outubro de 1999.

A exposição combina mais de uma centena de objetos da biblioteca ou de outros museus britânicos e estrangeiros com material original dos arquivos da autora J.K. Rowling e da Bloomsbury, a editora de Londres que em 1997 apostou na escritora desconhecida e publicou todos os livros da série desde então.

Ônibus da magia está pode ser fotografado pelos visitantes
"A nossa exposição explora a história, a mitologia, as tradições, as lendas e o folclore por detrás das histórias de Harry Potter", explicou Julian Harrison, o curador principal da mostra. "Muitas das coisas que os fãs de Harry Potter julgam ser imaginárias têm, na verdade, algum fundo de verdade ou de folclore: vassouras voadoras, caldeirões, unicórnios, dragões."

As salas misteriosas e sombrias da galeria da British Library têm, de fato, um pouco de tudo isso. Uma vassoura mágica. Uma pedra de bezoar, a que antigamente se atribuíam propriedades curativas contra males e envenenamentos.

Até mesmo os "trouxas" podem levantar suas varinhas mágicas
Há ainda um caldeirão milenar, encontrado nos fundos do rio Tamisa. Além de curiosidades como uma pequena bola de cristal que no século passado pertenceu a uma bruxa do Sudoeste da Inglaterra conhecida como Smelly Nelly, ou Nelly Fedorenta (ela achava que os perfumes muito fortes atraíam os espíritos).

O fenômeno Harry Potter traduz-se em sete livros (mais de 450 milhões de exemplares publicados em 79 línguas), oito filmes, uma peça de teatro e parques temáticos na Florida e no Japão.

A autora J.K. Rowling ganhou fortuna com livros de Harry Potter
 Joanne Rowling, de 52 anos, é atualmente uma das mulheres mais ricas do Reino Unido, com uma fortuna que o Sunday Times avaliava em maio passado em 650 milhões de libras (727 milhões de euros) - quase o dobro da fortuna da rainha Isabel II.


Walther Alvarenga

Post a Comment