A postura dos homens e mulheres do exército demonstra despreparo
As fotos chocam, contradizendo a imponência de Kim Jong-un
As fotos contrabandeadas da Coreia do Norte são chocantes, revelando a verdadeira face do exército de Kim Jong- un, mostrando o despreparo de homens e mulheres que integram a linha de frente do país norte-coreano.  Com a divulgação das imagens, o mundo está conhecendo o verdadeiro rosto do exército do líder norte-coreano.
Nas imagens feitas às escondidas por um turista durante uma visita recente ao país, os soldados são vistos completamente relaxados – se referindo ao desleixo - trabalhando em caminhões quebrados, sem potencial algum.
Postura desleixada do soldado, caminhão quebrado na estrada.
Uma foto mostra uma soldado de plantão, usando salto alto, enquanto na outra imagem há pelo menos 14 homens abarrotados em um veículo com seis lugares.
Caminhões velhos, ultrapassados, alimentados por gás de madeira.
Alguns caminhões parecem ser alimentados por geradores de gás de madeira - uma tecnologia não comum na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial.
O fotógrafo, que pediu para não ser identificado, disse que os poucos soldados que ele viu não estavam preparados para a ação - mesmo na fronteira sul-coreana.
Ele disse: "Nós não vimos muitos soldados além do que se vê nas minhas fotos”, relata. "E ninguém parecia preparado para o combate”.
A Coreia do Norte é famosa por censurar fotografias, e os visitantes muitas vezes têm suas fotos excluídas – apagadas - por homens do governo.
No entanto, as fotos do turista foram tiradas em uma câmera com duas baias de cartão de memória, o que significa que as fotos excluídas são copiadas.
Caminhão antigo, apresentando dificuldades para se locomover.
No entanto, o fotógrafo não precisou se preocupar. Ele disse que seus guias eram "muito liberais" e sua máquina de fotos nem sequer foi inspecionada.
"Eu li muito na Internet sobre os guias olhando para sua câmera, todos os dias, numa marcação acirrada. E mesmo quando você está deixando o país todo seu material fotográfico é verificado", lembra.
Frota com problemas de motor, necessitando de reparos.
"Comprei uma câmera com baias de cartão de memória dupla, então, mesmo que eu tivesse que excluir uma foto, eu tinha uma esquerda, mas meus guias nunca inspecionaram as minhas fotos".
Soldados voltam a pé para casa porque o carro, atrás, quebrou.
Os especialistas concordam que o exército da Coréia do Norte é significativamente menos capaz do que o exército da Coréia do Sul, mas alertam que as forças de Kim Jong-un não devem ser subestimadas.

Walther Alvarenga

Post a Comment