O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Franceses impedem retirada de estátua do Papa João Paulo II de parque

 
Protesto de manifestantes em Ploermel, mobiliza cristãos.
Tribunal pede que estátua do falecido Papa seja retirada de Ploermel
Centenas de cristãos protestaram em tumulto contra planos para remover uma cruz de uma estátua do falecido Papa João Paulo II. A estátua, que mostra o Papa em oração e está localizada em um parque de estacionamento em Ploermel, perto da Bretanha, no noroeste da França
Cerca de 350 pessoas marcharam contra o que eles chamaram de "cristianofobia", depois que o Tribunal Administrativo da França,  - Conselho Estadual -, decidiu que a cruz viola lei secularista de 1905 que impunha restrita separação de igreja e estado.
Conselho francês alega que cruz viola lei secularista de 1905
O Tribunal decidiu, em outubro, que a estátua do Papa e o arco sob o qual ele está parado, devem ser retirados "dentro dos próximos seis meses".

A decisão de remover a cruz, que foi adotada pela cidade em 2006, provocou indignação entre os conservadores, que se comprometeram a lutar para salvar o monumento e no domingo eles foram às ruas protestar.

Os manifestantes, que incluíam os membros do grupo "Não toque na minha cruz", empunhavam cartazes com dizeres: "Stop Christianophobia" . Segundo a polícia local, a marcha foi "em grande parte pacífica".
Ato pacífico reúne cristão em frente a estátua do Pontífice
O prefeito de direita de Ploermel, Patrick Le Diffon, recusou se juntar aos protestos, pedindo uma "solução pacífica" para a batalha legal de dezenas de anos. 

A decisão do tribunal também desencadeou uma onda de críticas na Polônia, o país natal do falecido Pontífice, e levou Beata Szydło, primeiro ministro da Polônia, a oferecer uma nova casa de 7,5 metros de altura para salvá-lo dos "intolerantes políticos". 
Walther Alvarenga

Nenhum comentário