Festa para Jaramillo quando completou 120 anos o ano passado
Celino Villaneuva Jaramillo é considerada a pessoa mais velha do planeta
Um homem chileno surpreendeu o mundo depois que os registros oficiais mostraram que sua idade é de 121 anos - tornando-o a pessoa mais velha do planeta.
De acordo com seu cartão de identidade, Celino Villaneuva Jaramillo nasceu em 1896, quatro anos antes do nascimento da atual recordista do Guinness Book, Nabi Tajima.

O mistério envolve os antecedentes de Jaramillo, conhecido carinhosamente como Don Celino, que apareceu na casa de Marta Ramirez com 99 anos e ficou lá desde então.

O ex-trabalhador  do setor agrícola, mandado embora do trabalho aos 80 anos, teve a sua casa queimada, destruindo seus pertences, incluindo seu certificado de nascimento original. 
Identidade de Jaramillo comprova os seus 121 anos de idade
A senhora Ramírez, que abrigou em sua casa Jaramillo, admitiu que não esperava o homem frágil, agora cego, surdo e que não pode caminhar sem ajuda, poderia viver na sua companhia por mais 20 anos.

Ela disse: "Ele tinha 99 anos, não pensei que estaria vivo por mais tempo".
O escritório de estatísticas do Chile confirmou que o Jaramillo tem 121 anos, apesar das questões que cercam sua data de nascimento. 

A chefe do Departamento Demográfico, Jacqueline Salinas, disse que,  "Verificando nossos registros, Celino Villanueva Jaramillo efetivamente nasceu em 25 de julho de 1896 - e ele ainda está vivo".

Quando Jaramillo completou 115 anos, o presidente do país, Sebastián Piñera, voou para encontrá-lo e levou presentes para o residente mais antigo do país.

Celino Villaneuva  Jaramillo nasceu em Rio Bueno, no mesmo ano em que as primeiras Olimpíadas modernas foram realizadas e a Rainha Victoria tornou-se o monarca do Reino Unido.

O trabalhador da fazenda, que nunca se casou, passou as últimas três décadas de sua vida profissional trabalhando para um chefe que o despediu quando completou 80 anos de idade.

Depois disso, mudou-se para Mehuin, uma pequena cidade ao lado do Pacífico, onde ganhou dinheiro vendendo vegetais. Mas ele ficou desabrigado após o incêndio de sua casa, e hoje mora com a Sra. Ramírez.

A japonesa Nabi Tajima é oficialmente a pessoa viva mais antiga do mundo, com uma idade comparativamente de 117 anos.

Walther Alvarenga


Post a Comment