Polícia australiana prende homem que planejava ataque

A identidade do indivíduo não foi divulgada, mas ele está preso.

A ação precisa da polícia australiana conseguiu prender um indivíduo – sua identidade é mantida em sigilo-, que planeava um ataque terrorista sangrento durante as festividades de passagem em Melbourne, que provocaria a morte de muitas pessoas inocentes.

Segundo a polícia da Austrália, o rapaz de 20 anos - australiano com pais somalis -, não tinha cúmplices, mas estava de posse de uma arma potente, o que causaria mortes simultâneas durante o tiroteio que tinha planejado.

Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, recebe turista e milhares de pessoas que se reúnem para comemorar a passagem do ano. O plano era disparar sobre o maior número de pessoas.

As autoridades disseram que ele vinha sendo vigiado desde o início do ano, portanto, não teve tempo hábil para arquitetar e colocar em prática o ataque.

De acordo com o vice-comissário da Polícia de Victoria, o homem teve acesso a documentos da Al-Qaeda, nomeadamente uma espécie de guia sobre como cometer um ataque terrorista e como usar uma arma de fogo. 

"Acreditamos que ele seja um simpatizante do Estado Islâmico", admite agentes de segurança.

A Austrália está em alerta desde 2014 para eventuais atentados terroristas, tendo sido desde então frustrados pelas autoridades cerca de uma dúzia de planos.


Walther Alvarenga

Post a Comment