Michel Temer recebe Mike Pence e pauta foi imigração ilegal nos EUA

Imigração foi pauta do encontro entre Michel Temer com Mike Pence

Finalmente o governo federal se posicionou na causa dos imigrantes, com o pronunciamento do presidente Michel Temer nesta terça-feira, em Brasília, durante a visita do vice-presidente dos EUA, Mike Pence. Temer se prontificou enviar avião para resgatar as crianças brasileiras detidas em abrigos nos EUA – por tentativa de entrar ilegalmente no país -, mostrando-se solidário à campanha mundial de não separar os filhos dos pais – prática abusiva do governo Donald Trump.

Vale ressaltar que Trump recuou da política tolerância zero quanto as questões imigratórias no país, revogando essa decisão, assinando nesta terça um decreto para que num prazo de até vinte dias os pais separados dos filhos se reencontrem. Foi uma decisão emergencial, após ser processado por grupos que defendem os Direitos Humanos, e receber duras críticas de vários países, inclusive dos próprios americanos.

Temer enviará avião para resgatar crianças brasileiras detidas nos EUA
Enquanto isso, no Palácio do Planalto, no encontro com Michel Temer, Mike Pence fez críticas a “invasão” de imigrantes sem documentos dos países latinos nos EUA, alertando para que não o façam, colocando em risco suas vidas e a vida dos seus filhos.

"Vocês são nossos vizinhos. Queremos que vocês e suas nações prosperem e floresçam. Não arrisquem suas vidas ou as vidas de seus filhos tentando entrar nos Estados Unidos via contrabandistas e traficantes de pessoas. Se não tem condições de entrarem legalmente, não venham”, alertou Pence.

Por sua vez, Temer prometeu tomar medidas emergenciais, enviando um avião aos EUA para resgatar as crianças brasileiras detidas em abrigos. “Nosso Governo está pronto a colocar o transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil se esse, naturalmente, for o desejo das famílias”, disse o presidente.

Foram duas reuniões entre Temer e Pence, ocasião em eu o vice-presidente americano alertou sobre a Venezuela. “Enquanto Maduro negar a democracia e os direitos básicos ao seu povo a Venezuela continuará se desmontando e os venezuelanos continuarão sofrendo. Ele destruiu a democracia da nação e construiu uma ditadura brutal”, disse Pence.

Após visita a Brasília, Mike Pence segue nesta quarta-feira para Manaus, onde conhecerá um abrigo de acolhimento de imigrantes venezuelanos e, na sequência vai para o Equador e para a Guatemala.

Walther Alvarenga



Post a Comment