Ruth de Souza superou preconceitos e mostrou sua alma limpa e bela


“Eu queria ser atriz, mas falavam que não existia ator preto”.

Quando assisti ao depoimento da atriz Ruth de Souza, fiquei embasbacado com as revelações da atriz – confesso que só tomei conhecimento do ela disse de mais grave agora, isso mesmo, após a sua morte aos 98 anos de uma carreira bem sucedida. “Era menina e me criticavam, riam, quando eu dizia que queria ser atriz. Falavam que não existia ator preto”.

Mas o depoimento marcante da nobre atriz, apesar do sorriso nos lábios, foi enfático ao relatar que os professores da sua época – e mesmo alguns livros –, pasmem leitor do BLOG, diziam que “cérebro de gente preta era atrofiado”.

Sem dúvida, Ruth de Souza ganhou medalha de ouro no ranking da negritude no Brasil. Conquistou fama e trabalhou nas mais importantes emissoras de TV, no teatro, e se destacou no cinema com interpretações marcantes. Colecionou prêmios importantes.

Ela abriu caminhos, escapou das armadilhas arquitetadas pela geração de negros de seu tempo, acuada, acreditando na manobra de alguns “brancos horríveis” do caminho. Uma mulher de alma limpa e grandeza de gestos.Venceu e se tornou estrela! Sua história ficará para sempre! Valeu, Ruth!!!

Walther Alvarenga






Post a Comment