Os incêndios na Amazônia deixam o Brasil em posição desconfortante 

França e Irlanda ameaçam vetar o acordo UE-Mercosul. E agora?


As imagens da floresta Amazônia em chamas percorrem o mundo, levantando preocupação global. Líderes mundiais acusam o Brasil de negligência, e porta-voz da primeira-ministra d a Alemanha, Angela Merkel, Steffen Seibert, sinaliza reunião de emergência do G 7 neste fim de semana para discutir o assunto.

Fala-se em irresponsabilidade do governo de Jair Bolsonaro e, agora, a França e Irlanda ameaçam vetar o acordo UE-Mercosul, caso o Brasil não resolva impasse das queimadas, consideradas criminosas.

A magnitude dos incêndios é preocupante e ameaça não só o Brasil e os outros países afetados, mas também o mundo inteiro. As cenas da floresta Amazônica em chamas são degradantes.

O governo francês disse nesta sexta-feira que Jair Bolsonaro mentiu ao assumir compromisso em defesa do meio ambiente na reunião do G-20. A fala do Presidente Emmanuel Macron repercutiu  na Europa e autoridades ambientais mostram-se atentas.

Para nós, brasileiros, a situação é de calamidade, pois quando lá fora tentam organizar o que há de errado aqui dentro – o Brasil – as consequências são drásticas, e, para os olhos do mundo, somos irresponsáveis. Incapazes de cuidar do pulmão global que arde em chamas!


Walther Alvarenga







Post a Comment