Dinamarca desconversa, mas Trump insiste na compra Groelândia.
Donald Trump fala da possibilidade de os EUA comprarem a ilha

A notícia se espalhou pelo mundo em mais uma façanha do presidente dos EUA. Donald Trump está de olho na Groelândia e quer compra-la, não importa o preço. O republicano pediu aos seus conselheiros que analisassem a possibilidade de os EUA comprarem esta ilha – a maior do mundo – que pertence à Dinamarca.

O Wall Street Journal divulgou a informação, afirmando que a ideia foi repetida por diversas vezes pelo presidente dos EUA, com vários níveis de seriedade.

Moradores estão atentos e dizem não aos EUA 
O jornal adianta que alguns dos consultores a quem Trump se dirigiu demonstraram interesse em discutir o assunto, devido aos recursos e importância geopolítica da ilha.
Entretanto, há que apoie, enquanto outros desvalorizaram esta possibilidade, considerando ser apenas um "fascínio fugaz" que nunca se realizará. Trump tem uma visita agendada à Dinamarca para o início de setembro.

Em 1946, o então presidente americano, Harry Truman, também tentou comprar a Gronelândia, tendo proposto pagar 100 milhões de dólares em ouro. Uma proposta que a Dinamarca rejeitou.
Na Dinamarca esta notícia está a desvalorizada e até encarada como uma mentira de dia 1 de abril. Lars Løkke Rasmussen, que foi primeiro-ministro até junho e agora liderada a oposição, recorreu ao twittter para desvalorizar a proposta. 

Walther Alvarenga

Post a Comment