População em alerta com aproximação do furacão Dorian na Flórida
Brasileiro Márcio Cicarini, que trabalha no Aeroporto, fala com BLOG.

 Brasileiros recém-chegados a Flórida e que nunca enfrentaram um furacão estão apavorados – e com toda razão – pedindo orientação para suportarem a pressão do fenômeno, o furação Dorian, que se aproxima e que deve tocar o solo da Central Flórida na madrugada desta segunda-feira.

Há informativos em vários pontos das cidades informando sobre como se proceder na chegada do furacão Dorian, inclusive, para que pessoas se protejam em local seguro  - basement (porão) da casa – pois os ventos, segundo meteorologistas, será de 200 kph.

O brasileiro Márcio Cicarini, Assistente Administrativo do Aeroporto Internacional de Orlando, conversou com o BLOG e disse que as pessoas idosas estão sendo orientadas a ter em casa um rádio comunicador, pois a energia será cortada e a comunicação fica inviável.

Lojas têm fachadas protegidas com chegada do Dorian
“Os idosos são os mais prejudicados na comunicação durante a passagem do furacão, com a falta de energia, que é cortada para evitar focos de incêndios. Acontece que o furacão vem do mar, ganhando força, e quando toca o solo se transforma em tornado”, alerta Cicarini.

Nos supermercados da Flórida, os estoques de água e alimentos praticamente acabaram na corrida de famílias para estocarem em casa água e alimentos.

A brasileira Sílvia Morgado, que reside em Tampa, na Flórida, disse que todas as janelas e entradas de sua casa foram protegidas. A família – o esposo, dois filhos e a mãe dela – vão se proteger no basement da casa.

“Estamos residindo a poucos meses em Tampa e nunca tínhamos enfrentado um furacão”, relata Sílvia. “Estamos todos apavorados e pedindo a Deus que nos proteja”, fala com preocupação.

O furacão Dorian se fortaleceu nesta sexta-feira em um grande furacão de categoria 3 e deve atingir a Flórida como um furacão de categoria 4, com ventos de 140 kph. O caminho projetado faz com que ele chegue ao sul da Flórida, mas depois atravessa a região central da Flórida e o centro de Orlando. 

Walther Alvarenga


Post a Comment