Wanderson da Silva, de 37 anos,deixa três filhas menores.

Wanderson da Silva, de 37 anos, era natural de Ipaba, em Minas

O índice de brasileiros encontrados mortos nos EUA – vítimas de morte súbita – tem sido preocupante, e a pergunta que se faz é a seguinte: as altas e baixas temperaturas do país seriam a causa, o elemento complicador? Este o questionamento com a morte inesperada de Wanderson da Silva, de 37 anos, natural de Ipaba (Minas Gerais), morador em Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

Wanderson – como ocorreu com outros brasileiros –, teria sido encontrado morto, deixando a Comunidade de Myrtle Beach chocada. O mineiro trabalhava da construção civil e tinha um bom convívio com os conterrâneos .

Temperatura é a vilã?

Para quem não conhece, nos EUA o clima é variável, com altas e baixas temperaturas, simultâneas, e isso de alguma maneira, afeta o metabolismo do corpo. O calor forte ameaça a saúde.

Temperaturas elevadas podem aumentar o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares, aponta estudo feito pela Universidade de Tecnologia de Queensland, na costa leste da Austrália.

Os resultados foram publicados na revista "Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes", da Associação Americana do Coração.

Ocorre que quem trabalha na construção civil, como era o caso de Wanderson da Silva, fica exposto a altas e baixas temperaturas, o que às vezes pode comprometer o sistema cardiovascular .

Não estou afirmando que essa tenha sido a causa da morte inesperada do jovem mineiro, entretanto, de acordo com diagnósticos anteriores – por morte súbita –, de brasileiros na construção civil, a maioria atestou infarto fulminante.

Wanderson da Silva deixa três filhas menores. E como sempre acontece – até que o Ministério das Relações Exteriores disponibilize ajuda para o traslado do corpo e com gastos do funeral –, são os brasileiros que se mobilizam e ajudam como podem para arcar com os custos.

A internauta Roxanne Willis, moradora em Conway (SC), iniciou no website GoFundMe.com a campanha beneficente: https://www.gofundme.com/f/tfvk8y-our-daddy039s-funeral, cujo objetivo era angariar US$ 13.500 para as despesas com velório e sepultamento nos EUA.

Walther Alvarenga

Post a Comment