Wuhan perde sua beleza e fica isolada na China

Em Wuhan, 40 brasileiros pedem socorro! Querem voltar para o Brasil!

Todas as atenções do mundo estão voltadas para a cidade chinesa de Wuhan, o epicentro do coronavírus, área onde 40 milhões de pessoas estão confinadas – neste contexto 40 brasileiros que esperam complacência do governo brasileiro para resgatá-los.

Mas que cidade é essa, Wuhan? É a segunda maior cidade da China central, com 11 milhões de habitantes – com forte desenvolvimento industrial e tecnológico.

Foi em Wuhan onde o coronavírus apareceu. Há os que afirmam que o vírus teria sido obra de laboratório, cujo objetivo é infectar a população do mundo e desacelerar a expansão do mercado chinês no planeta. Apenas especulações, evidente!

Antes do coronavírus, Wuhan era cidade vibrante, de população atuante e renda per capta expressiva. Clima agradável, locais turísticos bastante visitados, mas, hoje, se transformou no solo contaminado do mundo.

Faltam alimentos nos supermercados de Wuhan
Em Wuhan, 40 brasileiros estão confinados e pedem socorro ao governo federal. Querem voltar para o Brasil, no entanto, nada em Brasília ficou decidido até o presente momento.

E desde o início dessa crise, no final de dezembro, o governo chinês quer mostrar que está pronto para enfrentar uma nova epidemia, após as críticas recebidas durante a crise da SARS  - Síndrome Respiratória aguda grave -, em 2003.

Por isso, rapidamente comunicou a sequência do novo vírus, interrompeu os movimentos populacionais e construiu hospitais dedicados à doenças respiratórias. 
Não há como prever o resultado dessa crise da saúde, mas mostra vontade impressionante da China de se colocar no centro do mundo, e uma vulnerabilidade surpreendente da economia mundial ao que está acontecendo neste país.

Um vírus mata mais de 200 pessoas na China e a economia global está à beira do colapso.

O coronavírus apareceu em Wuhan, uma metrópole de 11 milhões de habitantes com forte desenvolvimento industrial e tecnológico. Isso explica a velocidade com que as autoridades chinesas resolveram o problema.

Ano Novo Chinês

O coronavírus  surgiu em Wuhan durante o período de intenso movimento de pessoas e mercadorias que é o Ano Novo Chinês. Esse evento biológico singular atravessou uma história cultural específica, despertando uma excitação política excepcional. 

Comércio está fechado em Wuhan. Tudo paralisado.


Wuhan é a segunda maior cidade da China central, depois de Chongqing, e ambas serviram de capital para o regime nacionalista durante a Guerra Sino-Japonesa de 1937-1945. 

Walther Alvarenga

Post a Comment