Isaac de Paula é acusado de fraude hipotecária em Newark


Isaac de Paula teria enviado documentos fraudulentos como parte dos pedidos de empréstimos hipotecários às instituições financeiras da cidade de Newark

O brasileiro Isaac de Paula é acusado de fraude hipotecária em New Jersey – segundo a justiça federal daquele estado americano –, e ele foi preso na terça, dia 17, por lesar instituições financeiras em ações fraudulentas na cidade de Newark. 

E segundo relatos do procurador federal de justiça, Craig Carpenito, de setembro de 2006 a maio de 2008, Isaac e seus comparsas se envolveram em um esquema através da empresa Premier Mortgage Services (PMS). O alvo eram propriedades em áreas de baixa renda de New Jersey.

O grupo se utilizou de “laranjas”, com documentos fraudulentos para fazer parecer que os compradores possuíam muitos bens e tinham muito mais renda do que na realidade.
Isaac enviou esses documentos fraudulentos como parte dos pedidos de empréstimos hipotecários às instituições financeiras. 

Baseando-se nesses documentos, as instituições financeiras liberaram empréstimos hipotecários para as propriedades listadas.

Isaac e seus comparsas dividiram o dinheiro dos empréstimos, usando declarações fraudulentas (HUD-1), que ocultaram as verdadeiras fontes e destinos dos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras.

Craig Carpenito contou com a ação de agentes especiais do FBI, de agentes especiais da Receita Federal (IRS) e de agentes especiais do Escritório do Inspetor-Geral da Agência Federal de Financiamento da Habitação para desmantelar a quadrilha de fraudadores e prender Isaac.
Walther Alvarenga
#NãoSaiadeCasa



Post a Comment