Columbia University em Nova York
Não será  permitido estudar no país os estrangeiros com vistos F-1 e M-1 que estiverem em escolas com aulas 100% online. A determinação é do presidente Donald Trump e o visto de Estudante pode ser revogado


A situação mudou para quem solicitar hoje no Brasil o visto de Estudante nos EUA. Desde segunda-feira, com a medida de Donald Trump, não será mais permitido estudar no país os estrangeiros com vistos F-1 e M-1 que estiverem em escolas com aulas 100% online. Terão que deixar os EUA em agosto. Será o caso é de expulsão, segundo anunciou o ICE - Immigration and Customs Enforcement.

Trump foi contundente ao afirmar que, “estudantes que se encontram em escolas com aulas online devem deixar o país ou tomar medidas alternativas para manter o status de não imigrante”.  Com isso, o visto de estudante poderá ser revogado.

Trocando em miúdos, o presidente alega que se o aluno estrangeiro não frequentar aulas presenciais nas universidades não será mais aceito nos EUA.

Essa medida pegou muitos estudantes brasileiros de surpresa. O motivo? A grande maioria frequenta apenas cursos de inglês, onde as aulas são online. Isso não interessa mais ao governo americano. 

O governo vai permitir apenas que alunos com visto F (ensino acadêmico) cursem uma ou mais disciplinas online, mas não o programa inteiro. Já estrangeiros com o visto M (educação profissionalizante) ou que estejam no país para estudar inglês deverão fazer todas as aulas presencialmente.

O que na verdade Trump almeja é descartar estudantes e mão de obras estrangeiras, alegando que os americanos precisam de emprego, com os transtornos causados pela pandemia. A prioridade é para americanos, mesmo no campo estudantil.

Professores de cursos de inglês nos EUA e demais educadores estão se reunindo para encontra alternativas. Uma situação preocupante. A verdade é que mudaram-se as regras para visto de Estudante nos EUA.

Walther Alvarenga

#NãoSaiade Casa





Post a Comment