Você, leitor do BLOG, deve estar se perguntando? ‘Como alguém pode ficar escondido dentro de uma igreja dos EUA e não ser preso pela imigração?’

Uma família latina – todos indocumentados –, que durante três anos está protegida da deportação dos EUA, abrigada na igreja ‘Germantown Mennonite Church’, da Filadélfia, na Pensilvânia, está com a Covid-19. Segundo informações locais, todos os membros apresentam os sintomas da doença, mas não podem sair para ir ao hospital se tratar. Um passo para fora da igreja, são presos.

Você, leitor do BLOG, deve estar se perguntando? ‘Como alguém pode ficar escondido dentro de uma igreja dos EUA e não ser preso pela imigração?’

Acontece que, de acordo com as leis americanas, a imigração não pode entrar em uma igreja do país para prender pessoas – mesmo em se tratando de imigrantes sem documentos.

Os integrantes da família infectada, escondidos na igreja, podem permanecer no local sem que nada os ameacem, entretanto, serão sumariamente deportados – levados para a prisão –, se sairem para fora.

E você, leitor, com certeza tem outra dúvida: ‘Mas quem os mantém? Alimentos, roupas entre outras necessidades?’

O pároco da igreja, e os imigrantes, com status de legalidade, levam alimentos, roupas e os protegem da imigração. Se isso é um ato legal? Sim porque se trata de um espaço religioso, e o padre pode dar assistência à família, que não será punido.

Os membros da família, Carmela Apolonio Hernandez, 39, e seus filhos mais velhos - os adolescentes Fidel, Keyri e Yoselin, apresentaram graves sintomas da Covid-19, no final da primavera e início do verão, e continuam a lutar pela recuperação.

Walther Alvarenga

#NãoSaiadeCasa

Post a Comment