Os brasileiros residentes no Catar enfrentam momento difícil com o aumento abusivo do aluguel e despejos de apartamentos

 Os brasileiros residentes no Catar, e demais estrangeiros, enfrentam momento difícil com o aumento abusivo do aluguel e despejos de apartamentos.

Com a chegada de um grande número de pessoas para a Copa do Mundo do Catar, os preços dos aluguéis disparam e proprietários de apartamentos pedem que imóveis sejam desocupados para abrigar a chegada de torcedores ao país. Espera-se que 1,2 milhão de pessoas visitem o emirado.

 Surge impasse para quem pretende assistir aos jogos da Copa do Mundo no Catar. Onde dormir? Essa é uma das grandes dúvidas dos torcedores que viajarão ao Catar.

 Alguns vão fazê-lo em navios de cruzeiro, outros em acampamentos no deserto. Há quem passe a noite em Dubai e outros lugares próximos, chegando de avião para os jogos. Os problemas de acomodação no menor estádio da Copa do Mundo não se limitam aos visitantes.

 A chegada de um grande número de pessoas de fora fez com que os preços dos aluguéis disparassem e atingissem níveis inatingíveis para os moradores do emirado.

 “Os proprietários aproveitam a situação e não há recursos para sustentar os residentes permanentes”, disse Mariam, uma britânica de 30 anos que teve que deixar seu apartamento quando seu contrato expirou em setembro porque o proprietário aumentou o aluguel.

 Nove em cada dez residentes permanentes no Catar são estrangeiros. Os moradores dizem que o aumento da demanda e a escassez de moradias antes da Copa do Mundo levaram os proprietários a aumentar os aluguéis em uma média de 40%, muitas vezes quase sem aviso prévio, forçando seus inquilinos a se mudarem em cima da hora.

 O governo do Catar recomenda que os afetados apresentem queixas às autoridades. Espera-se que 1,2 milhão de pessoas visitem o emirado para a Copa do Mundo. O Catar nunca organizou um evento dessa magnitude.

 Organizadores locais que tentam acalmar os temores dizem que reservaram 130.000 quartos para visitantes em hotéis, resorts, casas construídas propositadamente e três navios de cruzeiro.

Walther Alvarenga

Post a Comment