Orlando investe mais de US$ 3,8 milhões a cada ano em agências parceiras para apoiar programas que fornecem abrigo de emergência aos sem-tetos

 

Com os dias mais frios na Flórida Central, os abrigos que acolhem a comunidade dos sem-teto têm recebido um contingente de pessoas e as vagas estão praticamente esgotadas, mas os pedidos de ajuda continuam. 

Com isso, várias organizações de sem-teto passaram os últimos dias coordenando a logística para aumentar a capacidade.

A “Homeless Services Network” da Central Florida disse que, devido ao aumento das taxas de aluguel e apartamentos danificados durante dois furacões recentes, a taxa de desabrigados em Orlando disparou.

“Nós tentamos dar o máximo que podemos. Isso é doar aos necessitados, é basicamente isso, é o nosso objetivo”, disse Donna Allen, responsável pelos atendimentos.

“Só de ver o sorriso no rosto de uma criança, até mesmo de um adulto, a satisfação por serem acolhidos, é gratificante. 

São famílias que nos procuram pedindo abrigo, mas as vagas estão praticamente preenchidas, e temos esforçados para acolher a todos”, disse.

A cidade de Orlando investe mais de US$ 3,8 milhões a cada ano em agências parceiras para apoiar programas que fornecem abrigo de emergência, ponte e moradia permanente, serviços de apoio e gerenciamento de casos contínuos para aqueles que vivem sem-teto.

As iniciativas específicas em andamento incluem a cobertura de  aproximadamente 70% do aluguel para mais de 380 residentes, anteriormente sem-teto mais vulneráveis, que foram colocados em moradias permanentes, incluindo saúde mental e tratamento e suporte para abuso de substâncias.

Em 2006, o prefeito Buddy Dyer ajudou a defender e formar a primeira “Comissão Regional de Desabrigados”, um sistema de atendimento aos sem-teto projetado para garantir que qualquer episódio de falta de moradia seja raro, breve e singular, desenvolvendo um plano regional para abordar as questões centrais.

A cidade de Orlando trabalha em estreita colaboração com a “Homeless Services Network of Central Florida” e suas 65 agências parceiras para atender indivíduos e famílias mais vulneráveis em situação de rua nos condados de Osceola, Seminole e Orange.

Walther Alvarenga

 

Post a Comment